Em algumas paisagens açorianas coexistem aspectos geológicos e culturais com elevado valor patrimonial, entre os quais se incluem as paisagens vinÃcolas e vitivinÃcolas, campos agrÃcolas com rendilhado de muros de pedra seca, maroiços, …
A arquitectura tÃpica do arquipélago também reflecte a geodiversidade açoriana, uma vez que vários edifÃcios antigos apresentam diferentes rochas ornamentais e estilos arquitectónicos, tais como fortificações militares, solares, mosteiros e igrejas. Para além destes, existem algumas ruÃnas de antigas construções que perpetuam fenómenos geológicos naturais, como erupções e sismos (Fontenário da Ribeira Seca, São Miguel – erupção de 1563; ruÃnas da igreja da Urzelina, São Jorge – erupção de 1808; ruÃnas do farol e casas dos Capelinhos – erupção de 1957/58; ruÃnas do farol da Ribeirinha – sismo de 1998, …).
Algumas destas paisagens culturais pertencem à lista do Património Mundial da Humanidade, da UNESCO:
- o Centro Histórico de Angra do HeroÃsmo, na ilha Terceira, classificado em 1983, por ter sido um porto de escala obrigatório aquando dos Descobrimentos Maritimos, entre os séculos XV e XIX. As suas imponentes fortificações de São Sebastião e de São João Baptista, construÃdas há cerca de 400 anos, são um exemplo único de arquitectura militar.
- e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004, por ser um exemplo notável que ilustra uma resposta única dos primeiros colonos no século XV que através da vinicultura transformaram uma paisagem rochosa e aparentemente improdutiva, num mosaico de pequenos talhões cintados de muros de pedra, testemunho do trabalho de gerações de pequenos agricultores que, num ambiente hostil, conseguiram criar um modo de vida e um vinho de grande qualidade. Reconhecendo a importância do Património Arqueológico Subaquático, a baÃa de Angra do HeroÃsmo está classificada como Parque Arqueológico Subaquático. Esta iniciativa tem como intuito divulgar, sensibilizar e possibilitar a partilha desta herança com a comunidade local, seus visitantes e especialistas em arqueologia náutica e subaquática.
O arquipélago possui, também, um rico património imaterial, representado pelo seu Folclore e Etnografia, distintos nas diversas ilhas.
Existem diversos Museus Regionais e Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais dispersos pelas ilhas açorianas:
- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (São Miguel)
http://www.bparpd.azores.gov.pt/
- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do HeroÃsmo (Terceira)
http://www.bparah.azores.gov.pt/
- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de João Joséda Graça (Faial)
- Museu Carlos Machado (São Miguel)
http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/
- Museu de Angra do HeroÃsmo (Terceira)
http://museu-angra.azores.gov.pt/
- Museu da Horta (Faial)
- Museu do Pico (Museu dos Baleeiros, Museu da Indústria Baleeira e Museu do Vinho)
- Museu Francisco de Lacerda (S. Jorge)
- Museu da Graciosa
- Museu de Santa Maria
- Museu das Flores
http://museus.azores.gov.pt/
Fonte: http://www.unesco.pt/pdfs/docs/patm_pt.doc, http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-drcultura/, http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/pasa/sitios_arqueologicos/default.aspx, LIMA, E.A., J.C. NUNES, M.P. COSTA e A. PORTEIRO, 2009. O geoturismo como instrumento de valorização do “Geoparque Açores”. In: C.N. CARVALHO, J. RODRIGUES & A. JACINTO (Ed.) – Geoturismo e Desenvolvimento Local. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova / Geoparque NaturTejo, Lda., p. 149-160. |